BIBLIOTECA

A FATRA incentiva a pesquisa, pois reconhece a importância da mesma para a formação de um bom profissional e de um cidadão mais autônomo e crítico perante a sociedade. Dessa forma investiu na composição de sua Biblioteca, a qual tem por finalidade o atendimento aos alunos e professores da Instituição, propiciando melhor oportunidade para a efetivação de suas pesquisas.

A Biblioteca da FATRA tem como missão disponibilizar serviço de informação eficiente e de qualidade à comunidade acadêmica, por meio de sua estrutura de acervo e serviços, contribuindo para o desenvolvimento dos programas de ensino, iniciação científica e extensão da Faculdade.

O Sistema de Controle Bibliográfico adotado pela biblioteca é o software SEI Plataforma Educacional, que permite fácil suporte e evolução dos recursos, conforme a necessidade dos usuários, além de garantir agilidade e qualidade nos serviços de processamento técnico do material bibliográfico e de referência. A coleção encontra-se organizada pela AACR2 – Tabela de Catalogação Anglo-Americana e classificada pelo código de Classificação Decimal de Dewey e os serviços de normatização são regidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nossos Serviços

Acesso à internet: É possível o acesso à internet com finalidade exclusivamente acadêmica na biblioteca da FATRA.

Elaboração de ficha catalográfica: Este serviço é realizado pelo bibliotecário para apresentação de monografia, dissertação, tese de doutorado e outras publicações produzidas pela FATRA.

Comutação bibliográfica: A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela biblioteca que permite solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico – científicos (revistas, jornais, boletins, etc), teses e anais de congressos existentes no Brasil e no exterior. Esses serviços podem ser obtidos através do Sistema COMUT ou BIREME mediante cobrança.

Consulta ao acervo: Utilização dos materiais do acervo (livros, revistas especializadas, CD-ROM, DVD’s, e etc.) na biblioteca.

Empréstimo domiciliar: É o empréstimo pessoal e intransferível restrito à comunidade da FATRA (alunos, professores e funcionários) mediante a apresentação do registro.

Informação bibliográfica: O leitor poderá solicitar ao funcionário da biblioteca orientações sobre a organização do acervo e os serviços oferecidos.

Normalização bibliográfica: Normalização de referências bibliográficas e orientação quanto à apresentação de trabalhos científicos.

Visita orientada: Deverá ser solicitado por um professor e é destinado a todos os alunos. Tem por objetivo familiarizar os usuários (calouros) com a organização e distribuição física do acervo e o funcionamento geral da biblioteca, visando uma melhor utilização dos recursos e serviços oferecidos. Os interessados devem entrar em contato com o bibliotecário (a) para reserva de dia e de horário.

A Biblioteca da FATRA – ENSINO SUPERIOR, conta com um acervo de aproximadamente:

  • 5250 livros;
  • 500 periódicos;
  • 150 CD’s e DVD’s;
  • 130 Obras de Referência e TCC’s;

São mais de 6000 exemplares disponíveis para consulta e empréstimo. Desde 2010 a biblioteca realizou mais de 13.000 empréstimos aos seus usuários.

1. Como faço para reservar ou renovar um livro?
Reserva poderá ser realizada no balcão de atendimento ou no Portal do Aluno, uma vez de igual período (7 dias).

2. Quais são os procedimentos para devolver um material emprestado?
Material retirado por empréstimo deverá ser devolvido, única e exclusivamente, no balcão de atendimento da biblioteca e poderá ser feita a qualquer momento, por qualquer usuário, titular do cadastro ou não.

3. Atrasei a devolução de um material. E agora?
Usuário que não devolver o material no prazo estabelecido ficará sujeito à multa por dia e obra em atraso, no valor de R$ 2,00, que deverá ser pago por no setor Financeiro da Instituição. Usuário em débito com a Biblioteca não poderá efetuar novos empréstimos, e ficará impedido de retirar qualquer documento fornecido pela Fatra.

4. Posso entrar na biblioteca com mochilas, bolsas e/ou afins?
Para utilização do espaço da biblioteca é necessário a guardar dos pertences (bolsa, mochila, fichários, pastas, capacetes, etc) no guarda-volumes da biblioteca. O aluno deverá providenciar seu próprio cadeado, caso queira trancar o armário.

5.  Já consultei o material que eu precisava. Aonde eu deixo?
O usuário, após utilizar material de consulta, deverá deixá-lo sobre a mesa ou no balcão de atendimento, para fins estatísticos do acervo.

6.  A biblioteca tem rede de acesso à internet?
Conta atualmente com 08 (oito) terminais para consulta, estando estes terminais ligados a rede interna da faculdade. Também é oferecida a rede wifi nas dependências da biblioteca. Não é permitido entrar neste espaço com alimentos, bebidas, bolsa, mochila, fichários, pastas, capacetes, etc, bem como, fazer uso de celular

Bibliotecas Virtuais

Biblioteca Virtual em Saúde

Programa de Comutação Bibliográfica

Livros Grátis

Periódicos CAPES

Domínio Público

Google Acadêmico

Programa Prossiga

Scielo Livros e Períodicos

Dorinateca