Biblioteca

A FATRA incentiva a pesquisa, pois reconhece a importância da mesma para a formação de um bom profissional e de um cidadão mais autônomo e crítico perante a sociedade. Dessa forma investiu na composição de sua Biblioteca, a qual tem por finalidade o atendimento aos alunos e professores da Instituição, propiciando melhor oportunidade para a efetivação de suas pesquisas.

A Biblioteca da FATRA tem como missão disponibilizar serviço de informação eficiente e de qualidade à comunidade acadêmica, por meio de sua estrutura de acervo e serviços, contribuindo para o desenvolvimento dos programas de ensino, iniciação científica e extensão da Faculdade.

O Sistema de Controle Bibliográfico adotado pela biblioteca é o software SEI Plataforma Educacional, que permite fácil suporte e evolução dos recursos, conforme a necessidade dos usuários, além de garantir agilidade e qualidade nos serviços de processamento técnico do material bibliográfico e de referência. A coleção encontra-se organizada pela AACR2 – Tabela de Catalogação Anglo-Americana e classificada pelo código de Classificação Decimal de Dewey e os serviços de normatização são regidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Serviços e Produtos

Acesso à internet:

É possível o acesso à internet com finalidade exclusivamente acadêmica na biblioteca da FATRA. O serviço é regulamentado por normas.

Catálogo na publicação/Elaboração de ficha catalográfica:

Este serviço é realizado pelo bibliotecário para apresentação de monografia, dissertação, tese de doutorado e outras publicações produzidas pela FATRA.

Comutação bibliográfica:

A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela biblioteca que permite solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico – científicos (revistas, jornais, boletins, etc), teses e anais de congressos existentes no Brasil e no exterior. Esses serviços podem ser obtidos através do Sistema COMUT ou BIREME mediante cobrança.

Consulta ao acervo:

É a utilização dos materiais do acervo (livros de reserva, jornais, revistas especializadas, guias, vídeos, CD-ROM, monografias, teses, dissertações, etc.) nas salas de leitura. O acervo encontra-se totalmente informatizado no que diz respeito aos trabalhos de catalogação, controle de periódicos, reserva, renovação, empréstimos e consultas ao catálogo.

Consulta/Renovação/Reserva do Acervo Interno

Empréstimo domiciliar:

É o empréstimo pessoal e intransferível restrito apenas à comunidade da FATRA (alunos, professores e funcionários) mediante apresentação da carteira de usuário.

Informação bibliográfica:

O leitor poderá solicitar ao funcionário da biblioteca para receber orientação sobre a organização e o funcionamento da mesma, uso do catálogo automatizado, utilização das obras de referência e outras fontes de informação bibliográfica.

Normalização bibliográfica:

Normalização de referências bibliográficas e orientação quanto à apresentação de trabalhos científicos.

Treinamento de usuário:

Deverá ser solicitado por um professor e é destinado a todos os alunos. Tem por objetivo familiarizar os usuários (calouros) com a organização e distribuição física do acervo e dos catálogos e com o funcionamento geral da biblioteca visando uma melhor utilização dos recursos e serviços oferecidos. Os interessados devem entrar em contato com o bibliotecário (a) para reserva de dia e de horário.

 

Formulários

 

 

bvs_port_RGB
Porta da Biblioteca Virtual em Saúde

 

periódicoss
Portal de Periódicos – CAPES

 

logo_comut

 

logo01  Ministério da Ciência e Tecnologia

 

top1  Obras de domínio público

 

  SciELO Livros

 

   SciELO Periódicos

 

scholar_logo_lg_2011

 

logo_bvspsi_azul  Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia