Psicologia

O curso de Psicologia da FATRA prepara profissionais para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, pautadas na visão integral e ética do ser humano.

Na FATRA todo o curso de Psicologia foi pensado e estruturado com disciplinas que ajudam a desenvolver o senso crítico e analítico, habilidades conceituais e técnicas para elaborar ações com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável. A formação contempla aulas teóricas, práticas e laboratoriais, projetos de extensão, palestras e estágios supervisionados

Mercado Psicologia

• 60% Clínica: atendimento psicoterápico individual e em grupo
• 16% RH: Produção de práticas que elevam o bem estar em organizações; seleção; treinamento; avaliação de desempenho, de cargos e carreiras.
• 16 % Escolar: produção e acompanhamento de ações pedagógicas em instituições de ensino formal
• 12% Docência: ministração de aulas para cursos de graduação e pós
• 11% Assistência social: acompanhamento e analise de casos familiares
• 10,3% Saúde publica: atendimento psicoterápico individual e em grupo de acordo com demandas de prefeituras e outros órgãos governamentais
• 5,7% outras áreas
• 4% Hospitalar: atendimento semelhante ao psicoterápico, mas num formato breve
• 2,5% Jurídica forense: análise de personalidade e contexto de eventos criminais
• 2,4% Transito: elaboração de políticas de prevenção e redução de problemas de transporte

7 razões para você fazer um curso superior

A professora Patrícia Martins Costa listou 7 razões para você investir em um curso superior, além de você conseguir um emprego que paga melhor. Confira:

Evolução e reconhecimento da profissão de psicologia

Meu convívio com a psicologia vem desde 1974, ano no qual ingressei na faculdade de psicologia. Naquela época, o trabalho de psicólogo era quase um acessório e carregava uma reputação negativa. Nestes 40 anos, acompanhei a evolução da ação da psicologia clínica e educacional mais de perto. Como a sociedade mudou, os aspectos científicos, políticos e tecnológicos agem de maneira diferente e, imensamente, ampliada.

4 estratégias de estudo que aumentam em mais de 60% as suas notas

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, revelou métodos de estudos que aumentam de 29% a 63% as notas dos estudantes.

O mercado para o profissional da Psicologia

O profissional graduado em Psicologia pode atuar em diversas áreas, como psicologia clínica, educacional, organizacional, hospitalar, jurídica, social, do trânsito, do esporte e da saúde, além de orientação vocacional e pesquisa em Psicologia.

O psicólogo pode atuar em diferentes setores da economia, exercendo suas funções em instituições ligadas à saúde, empreendendo sua própria clínica ou consultório, ocupando cargos em órgãos públicos ou empresas privadas. O salário varia bastante, em função da qualificação do profissional, do local de trabalho e da empresa.

Descubra

Minas Gerais é o 3º estado com mais Psicólogos, temos 30.613 psicólogos inscritos e ativos no CRP-04 (conselho regional de psicologia de Minas Gerais), pois São Paulo possui 86156 e Rio de janeiro 34276.

Psicólogos em alta

O curso de psicologia apresenta-se segundo o Inep/MEC 2012 como 12º mais procurado de forma geral (e o 8º mais procurado pelo sexo feminino como informado anteriormente), tendo 162.280 matriculas, representando 2,3% do total de matriculas do ano de 2012.

Psicologia está com o mercado saturado?

Quanto ao mercado de trabalho para profissionais formado em Psicologia, é preciso diferenciar mercado de campo de trabalho.

Mercado de trabalho se refere às possibilidades de “venda” do trabalho e sua remuneração; campo de trabalho são as diferentes formas de intervir na sociedade a partir da formação básica, bem como as demandas sociais (as necessidades que a sociedade apresenta das atividades que uma profissão pode executar).

Quantos Psicólogos tem no Brasil ?

Atualmente existem mais de 150 mil psicólogos no Brasil e a maioria trabalha como autônomo (sem vínculo empregatício), “vendendo” seu trabalho diretamente a cidadãos que os consultam em psicoterapias.

Contudo, a psicologia tem uma grande gama de ofertas para a sociedade, nas áreas educacional, hospitalar, do esporte, publicitária, de desenvolvimento e gerenciamento de relações humanas nos ambientes de trabalho, social e comunitária, entre outras.

Por que escolher Psicologia ?

Eu diria que para a pessoa escolher Psicologia, antes de mais nada, a pessoa precisa ter esse desejo de, seja em um hospital, em um clube esportivo, em uma clínica ou em uma escola, onde quer que o psicólogo vai trabalhar, precisa ser um defensor de uma boa vida, uma pessoa desprovida de preconceitos.

Porque o psicólogo não pode ter preconceito? Uma pessoa que tenha vontade de ajudar o próximo, e fundamentalmente uma pessoa que tenha uma visão de que a vida é o bem mais valioso que nós temos.

E depois da faculdade?

Veja uma lista de opções de caminhos que o psicoólogo pode seguir depois de formado. Descubra se você se identifica com alguma dessas áreas:
- Psicologia clínica
- Comportamento do consumidor
- Orientação profissional
- Psicologia esportiva
- Psicologia educacional
- Neuropsicologia - Psicomotricidade
- Psicologia do trânsito
- Psicologia social
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia jurídica
- Psicologia hospitalar
- Psicologia da saúde

Downloads grátis de conteúdos para Psicologia


• Horário de Atendimento do Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia
Fale com o Prof. Tiago Regis de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e das 19h às 22h.
• Telefone: (34) 3229- 4004