NAP

Sobre o NAP da FATRA

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Quem pode participar: O atendimento destina-se aos acadêmicos e professores de todos os cursos superiores oferecidos pela IES.Como funciona: Os alunos interessados poderão procurar a orientação por meio de encaminhamento docente ou da Coordenação, ou ainda ter a orientação indicada pela direção da Faculdade.O agendamento dos atendimentos dos alunos é realizado pelo coordenador de cada curso. Para o agendamento o aluno preencherá uma ficha fornecendo algumas informações pessoais. Na ficha de encaminhamento serão informados outros dados importantes, como, por exemplo, os motivos para o atendimento, a procura pela intervenção, possíveis atendimentos anteriores e a expectativa sobre o trabalho que será iniciado.Além deste atendimento realizado por agendamento, é feita uma pesquisa quantitativa que levanta junto aos alunos, quais pontos estão críticos em relação a diferentes conceitos/habilidades da área de aprendizagem. Após esta pesquisa, são agendados grupos relativamente homogêneos para melhorar tais habilidades.Uma avaliação periódica é feita para verificar melhorias em tais habilidades.

Como é o atendimento: O atendimento do NAP caracteriza-se por orientações individuais a acadêmicos encaminhados pelos professores, coordenadores de curso ou àqueles que procurarem o serviço espontaneamente. Esses atendimentos têm em média duração de 30 a 50 minutos e são previamente agendados dentro dos horários disponibilizados pela coordenação.

Casos específicos de cancelamento de matrícula também são encaminhados para o NAP, onde é feita uma entrevista para investigação e discussão dos motivos, com orientação, conforme o caso, de busca por atendimento médico ou psiquiátrico.

Além dos casos apontados como dificuldades de aprendizagem ou de relacionamento interpessoal dos acadêmicos, também professores e colaboradores poderão se beneficiar com atendimentos individuais, principalmente orientações para a solução de problemas pessoais que estão interferindo momentaneamente em seu desempenho profissional.

O atendimento do NAP visa: A identificação de problemas no processo de aprendizagem do acadêmico da Faculdade do Trabalho, que podem envolver aspectos cognitivos, afetivos, funcionais e sociais. A partir da identificação de possíveis dificuldades, o NAP desenvolve acompanhamento breve, que compreende até 10 sessões, onde é feita a avaliação psicopedagógica por meio de entrevistas e aplicação de instrumentos formais, a conscientização do acadêmico de sua problemática e, se necessário, o encaminhamento para outros profissionais (médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos);

– A capacitação dos acadêmicos para atuar em atividades que envolvam a participação em grupos, desenvolvendo a compreensão da importância do respeito à diversidade;

– A orientação profissional, através de entrevistas, discussões, participação em palestras, levantamento do perfil do profissional da área, com o intuito de identificar habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo acadêmico que escolhe a formação acadêmica em determinado curso.

São proporcionados dois tipos de atendimento:

– Individual: orientação a acadêmicos, professores ou colaboradores em questões situacionais que possam estar interferindo no desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico;

– Grupal: a abertura de atendimento em grupo recentemente, para fazermos um trabalho de acompanhamento de pequenos grupos (no máximo 5 acadêmicos) com dificuldades de aprendizagem identificadas em triagem anterior.

Como agendar: O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) presta atendimento nas quartas e quintas feiras, das 17h às 19h.

Prof. Tiago Regis Cardoso Santos
Coordenador do NAP

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