Ciências Contábeis (Bacharelado)

 

superior-em-contabeis

Como é o curso superior de Ciências Contábeis na Fatra?

O curso superior de Ciências Contábeis da Fatra capacita o aluno a coordenar e controlar os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. A interpretar eventos econômicos e fornecer informações aos dirigentes da companhia para tomada de decisões. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos; a ajudar a traçar planos de investimento; a atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Para obter o registro é necessário prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, e o curso de ciências contábeis na Fatra te deixa muito mais preparado para fazê-lo.

 Atuação:

O profissional da área de Ciências Contáveis pode trabalhar em auditoria, fiscalizando as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e dados de balanços. Contabilidade ambiental. Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.

Pode atuar com contabilidade gerencial, registrando e analisando as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando as transações e fornecendo dados para tomadas de decisões.

Fazer controle e perícia, coordenando as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.

Além de dar aulas em cursos técnicos e treinamentos a funcionários de empresas na área contábil.

Exame Obrigatório:

Para obter o registro profissional e exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011. Para se inscrever na prova é preciso ter concluído o curso, ou estar cursando o último ano da graduação em Ciências Contábeis. São realizados dois exames por ano em 125 cidades do país. No primeiro exame de 2016, 48 mil candidatos participaram da prova e 42% foram aprovados. O exame é composto de 50 questões objetivas, e é preciso acertar metade da prova. A taxa de inscrição em 2016 foi de R$ 110. Mais informações no site www.cfc.org.br

Mais informações sobre o curso:

Tipo de curso: Presencial

Turno: Matutino e Noturno

Duração: 3980 horas – 48 meses

Estágio: Obrigatório – 300 horas

Atividades Complementares Obrigatórias: 120 horas