Truques de Sustentabilidade caseiros

sal

Utilize sal grosso para desentupir vasos sanitários, ralos e pias. Ele tem uma vantagem adicional: você elimina as baratas que habitam o encanamento e saem das pias, especialmente à noite. Para garantir, coloquem os protetores de ralo.
• Suco de limão é o melhor desengordurante. Passe o suco puro no forno, deixe por algum tempo e lave em seguida com água e sabão. Deixe os queimadores do fogão de molho no suco dos limões que começam a murchar e lave bem depois. Você vai ver como seu fogão vai ficar limpinho e brilhante.
• O bicarbonato de sódio é um excelente abrasivo para lavar a parte superior do fogão, mesmo os de inox. Faça uma pasta com água, esfregue e depois lave com água e sabão. Dissolvido em um pouco de água morna, você pode usar para lavar o fogão por fora e também as geladeiras por dentro e por fora. Tira todo e qualquer cheiro e mantém o branco.
• Misture vinagre branco (ou 2 colheres de sopa de suco de limão) e água na mesma proporção (meio a meio), e quatro colherinhas de café de Bicarbonato de Sódio para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários, móveis de couro branco, pia de mármore branco, box de banheiro e espelhos.
• Utilize um pulverizador com vinagre branco puro para limpar a pia do banheiro e a borda do vaso sanitário O cheiro do vinagre dissipa-se rapidamente e fica tudo limpinho e desinfetado, já que o vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes.
• O sabão em pó também é um produto altamente químico e poluente, quanto mais branqueador e eficiente na limpeza, mais poluente será. Utiliza sabão de coco em pó, que por ser um produto mais natural, agride menos suas roupas e o meio ambiente.

insetos
Lide com os insetos sem agredir o meio ambiente;

• Aranhas – deixe-as em paz. Elas ajudam a controlar outros insetos.
• Mosquitos – citronela e lavanda são bastante eficientes como repelentes. Use telas protetoras nas janelas e sobre as camas.
• Ratos e camundongos – mantenha armários e dispensas limpos e fechados. Se não funcionar, use gatos, predadores naturais, ou misture uma parte de gesso com uma parte de farinha e um pouco de açúcar. Pulverize onde os ratos passam, mas cuide que seja longe de animais de estimação ou crianças.
• Baratas – feche pequenos buracos e trincas ao longo de rodapés, forros e no entorno de canos, torneiras etc. Se necessário, use uma leve camada de borax no piso ao lado de refrigeradores, armários e fogão. Refaça a camada se esta se tornar úmida ou se perder a eficácia.

• Quando disponível, procure tintas com formulação não tóxica. Se não, use tinta a base de água em vez de tintas com solventes para diminuir as emissões de gases tóxicos e permitir a limpeza com água. Na remoção de pinturas envelhecidas, use lixa e areia até o limite do possível para evitar o uso de solventes, e não se esqueça de usar máscara protetora. Para remover tinta de pincéis, envolva-os com tecido embebido em vinagre, ferva por alguns minutos e depois lave com sabão e água.
• Mude sua geladeira ou freezer de lugar , ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
• Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.
• Tenha um filtro de água – a qualidade é tão confiável quanto nas versões engarrafadas.
• Feche as cortinas quando o dia estiver muito quente ou frio e economize no ventilador ou aquecedor.
• Reaproveite a água que sai da máquina de lavar. Ela já vem ensaboada e é ótima para esfregar cozinhas, banheiros, varandas e calçadas.
• Faça bloquinhos de anotações com as folhas utilizadas de um lado só. Basta cortá-las em quatro e grampear na parte superior.
agua

Fonte:
http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias