Contra o Desperdício

Se liga! Reduza o desperdício!

Evite produtos descartáveis e com excesso de embalagens. Copos, talheres e copos de plástico são utilizados em minutos e demoram centenas de anos para se decompor. A reciclagem não justifica o uso de materiais descartáveis, porque o próprio processo de reciclagem é poluente e consome muita água, energia e combustíveis fósseis.
Regue as plantas à noite. Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas. Faça isso duas vezes por semana, ensopando bem as raízes, em vez de jogar um pouco de água todos os dias. Deste modo, é absorvida muito mais água, que não evapora. E lembre-se de ver o boletim meteorológico antes de regar, porque pode estar prestes a chover.
Se equipar as suas torneiras e mangueira com dispositivos de arejamento e de limitação do fluxo de água, este parecerá mais forte, mas terá menos água e mais ar. As torneiras com arejamento podem reduzir o fluxo de água em 30%.
Os guardanapos de papel são gratuitos nos cafés e restaurantes, mas isso não é razão para os desperdiçar. Em vez de tirar um monte, 1 ou 2 são mais do que suficientes. Seja moderado, as árvores agradecem-lhe!
Não desperdice água enquanto escova os dentes ou faz a barba, isso poupa até 10 litros de água de cada vez. Use um copo e feche a torneira, para gastar apenas a água de que necessita.
Poupe papel, programando a sua impressora para imprimir de ambos os lados. Também pode imprimir duas páginas por página, se o documento for legível.
Não se esqueça de desligar os carregadores de pilhas! E quando acabar de carregar o celular ou computador portátil. Se o deixar ligado, continua a consumir energia.
Desligue o monitor do seu PC quando fizer uma pausa para descanso e Poupe energia.
Quando cozinhar, tampe as panelas. Pode poupar até um quarto da energia necessária para confeccionar o prato. A panela de pressão e as panelas a vapor ainda são melhores: podem poupar cerca de 70%!
Procure não andar com os vidros abertos quando transitar em velocidades superiores a 80 km/h; esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade.
Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.
Ligue as máquinas de lavar louças e roupas apenas quando estiverem com a capacidade máxima preenchida.
Abra e feche rapidamente a porta do freezer e da geladeira e evite armazenar alimentos quentes;
Use eletrodomésticos com o selo Procel de qualidade, ele garante maior eficiência enérgica

Pinte as paredes internas de sua casa com cores claras, evitando maior consumo de energia.
O consumo de copos plásticos descartáveis deve ser diminuído ao máximo. Leve na bolsa sua caneca ou garrafinha e espalhe a moda.
Ao fazer compras em feiras e supermercados, leve uma sacola de casa, assim você evita os sacos plásticos. Caso você tenha esquecido a sacola em casa, coloque as compras em caixas de papelão.
Troque válvulas de descarga por caixas de 6 litros. Ao acionar a válvula de descarga, você gasta de 10 a 30 litros. Já com as caixas externas de 6 litros, você economiza de 4 a 24 litros de água por descarga com o mesmo efeito.
Arrume as torneiras que estão pingando. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia.
Não jogue no lixo o que você pode doar. Em vez de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outros itens fora, doe para entidades beneficentes, para lojas de usados como brechós sebos, ou ainda, para alguém que você conheça que poderia usá-los.
Troque suas lâmpadas. Lâmpadas compactas fluorescentes (CFLs) duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia.
Desligue as luzes quando não estiver na sala e tire da tomada os fios dos utensílios domésticos quando não estiverem sendo utilizados.
Use a escada se tiver que subir ou descer um ou dois andares.
No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
Use somente pilhas e baterias recarregáveis. É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro.Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
Não deixe seus aparelhos em standby, simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Afunção de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
Não permita que as crianças brinquem com água, banho de mangueira, guerrinha de balões de água. Sabemos que brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que ela é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças.
Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês. Pense com carinho na possibilidade de colocar acumuladores de energia solar e de coleta de água das chuvas em sua casa. Novos prédios já estão tomando essas medidas. Pode ser um bom investimento para você. E um alívio para o planeta.